Fale Conosco

  • Rua dos Andradas, 498 - Centro de Porto Alegre
  • (51)3288-2940
  • contato@aambm.org.br

O DIA 20 DE SETEMBRO DE 1911, NA HISTÓRIA DA BRIGADA MILITAR – O Desfile Da Brigada Militar Em 20 De Setembro De 1911

Correio do Povo, no dia 20 de setembro de 1911, quarta-feira, noticiava:

20 de Setembro

O dia de hoje é feriado estadual, consagrado á Revolução Rio-Grandense de 1835. Por esse motivo as repartições publicas estaduaes e municipaes não darão expediente.

Ás 10 horas da manhã a Brigada Militar do Estado formará, no Campo da Redempção. O dr. Carlos Barbosa, presidente do Estado, passará revista ás forças que, após, desfilarão por diversas ruas da capital.
Uma companhia de guerra do batalhão do Gymnasio Anchieta* formará, à tarde, prestando continencias ao presidente do Estado. Após as continencias a companhia de guerra, commandada pelo aspirante a official Arthur O. Travassos Alves, fará uma marcha de resistência.

* A regulamentação da Lei nº 1.860, de 04 de janeiro de 1908, que “Regula o alistamento o sorteio militar e reorganiza o Exercito”, estabelecia:

“Art. 98. É obrigatoria a instrucção do tiro de guerra e evoluções militares, até á escola da companhia, aos alumnos maiores de 16 annos que cursarem as escolas superiores e estabelecimentos de instrucção secundaria mantidos pela União, pelos Estados ou municipios, inclusive o Districto Federal, bem como aos que cursarem estabelecimentos particulares que estiverem no goso da equiparação.

**Mantida a grafia da época

Fonte: Jornal Correio do Povo – Coluna “Há um século no Correio do Povo”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn