A finalidade de nosso site é guardar a memória da Brigada Militar, salvando para livre acesso, todos os documentos, revistas, álbuns fotográficos, descrição histórica e técnica de equipamentos, boletins especiais, livros esgotados.
Restauração do Cemitério Mausoléu da Brigada Militar
A presente proposta deverá contemplar,além dos itens anteriores:
Levantamento histórico;
Restauração dos túmulos e artefatos funerários existentes;
Pesquisa arqueológica da área;
Proposta de iluminação;
Projeto arquitetônico e paisagístico;
Proposta museográfica.
PROPOSTA PARA REVITALIZAÇÃO DO CEMITÉRIO DA BRIGADA MILITAR
SÍNTESE HISTÓRICA DO CEMITÉRIO DA BRIGADA MILITAR. No ano de 1914 o Governo do Estado, por ato do Presidente do Estado, Borges de Medeiros, passou à Brigada Militar parte do Cemitério do Bairro Tristeza, localizado na Rua Liberal, nº 19, para sepultamento dos componentes das diversas Unidades da Corporação, que morreram em combate e por consequência de ferimentos nas campanhas em que o Rio Grande do Sul se viu envolvido. Até a década de 60, do Século passado, foram lá sepultados oficiais, praças e seus familiares. Há no centro do Cemitério um Monumento, erigido em 1928 e inaugurado em dois de novembro daquele ano, ali, em 18 de novembro de 2006 foi colocada uma placa em homenagem ao Padre João Petters primeiro Capelão da Brigada Militar, pela Legião Altiva da Brigada e no muro ao fundo do terreno há uma pedra de granito polido, nas dimensões de seis metros quadrados, homenageando os tombados no cumprimento do dever, inaugurada em novembro de 1987, por ocasião do Sesquicentenário da Brigada Militar.
A Associação Amigos do Museu da Brigada, está empenhada em conseguir recursos para a restauração daquele campo santo, cujo projeto foi elaborado pela Arquiteta Kotler, em 2012.
Desta data em diante, por diversas ocasiões os colaboradores da AAMBM e componentes da Legião Altiva, em ação voluntária desenvolveram atividades de limpeza e conservação do Cemitério, tendo sido recolhidas para depósito no Centro de Intendência todas as lápides dos nichos, em razão de estarem caídas e quebradas, para futura reparação.