Fale Conosco

  • Rua dos Andradas, 498 - Centro de Porto Alegre
  • (51)3288-2940
  • contato@aambm.org.br

O DIA 16 DE FEVEREIRO DE 1913, NA HISTÓRIA DA BRIGADA MILITAR – Reforma No Serviço Policial Do Estado Do Rio Grande Do Sul

O Correio do Povo no dia 16 de fevereiro de 1913, domingo, noticiava:

DIVERSAS
Força estadual – Como se sabe, o governo do Estado acaba de começar a reforma do serviço policial. Por essa reforma, cada municipio terá 50 praças, sendo auxiliado na manutenção de tal serviço, pelo governo do Estado, que poderá, em caso de necessidade, mobilisar essas forças.
Por outro lado, foi creado mais um corpo da Brigada Militar*. Segundo ouvimos dizer, o governo pretende, com essas medidas, poder dispor, em qualquer emergencia, de cerca de 7.000 homens em armas, sendo 2.000 da Brigada Militar e 5.000 das forças policiais dos 69 municípios em que se divide o Estado. Realisado este plano, o Rio Grande do Sul ficará equiparado ao Estado de S. Paulo, em matéria de força publica.

Fonte: Jornal Correio do Povo – Coluna “Há um século no Correio do Povo” – Mantida a grafia da época.

*Em 04 de fevereiro de 1913, com a edição do Decreto nº 1.931, foi o criado o 2º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar. (Esboço Histórico da Brigada Miliar, vol I, Capítulo XIII, pag. 433)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
NOTÍCIAS

Últimas Notícias