A Federação, no dia 13 de março de 1916, segunda-feira, noticiava:
Do boletim de hoje, da Brigada Militar:
– Para o conselho militar a que tem de responder, por crime de deserção, o soldado do 1º Regimento de Cavallaria Fulano de Tal**, são nomeados: presidente, o tenente-coronel Francelino Rodrigues Cordeiro; interrogante o capitão João da Cruz; auditor, o capitão dr. José Gomes Ferreira; juízes os tenentes Americo Monteiro Da Costa e alferes Luiz Gonçalves de Lima.
…
– O capitão director da Linha de Tiro remetteu á secretaria do commando geral o mappa do exercicio de tiro realizado no dia 8 do corrente, pelo pessoal da Secção de Amanuenses e do Grupo de Metralhadoras.
Neste exercício, o pessoal da Secção de Amanuenses deu 65 tiros, acertou 32, com 49,23% e o do Grupo de Metralhadoras deu 270 tiros, acertou 113 3 obteve 42,96% de impactos.
…
– Os exames práticos começam a 15 do corrente para os inferiores e a 20 pata os officiaes.
A comissão examinadora fica constituída do tenente-coronel comandante geral interino, tenente-coronel Aristides da Camara e Sá, major Gregorio Portuguez e tenentes instructores Jayme da Costa Pereira e João de Deus Canabarro Cunha e a dos officiaes, do tenente-coronel comandante geral, tenentes-coronéis Fracellino Cordeiro e Claudino Nunes Pereira e tenentes instructores Anatolio Baeckel e Emilio Lucio Esteves.
…
– Em officio n.44, de 11 do corrente, o capitão Mirandolino Machado comunicou que fez entrega, a 10, também do corrente, da direção da Linha de Tiro, Deposito de Recrutas e Picadeiro, ao capitão José Rodrigues Sobral e, este, em officio n. 1, daquela data, participou ter assumido aquelle cargo, encontrando certa e em boa ordem a carga respectiva.
…
– O capitão directos da Linha de Tiro remeteu á secretaria do commando geral o mappa do exercício de tiro realizado no dia 8 do corrente, pelo pessoal do Deposito de Recrutas.
Neste exercício foram dados 90 tiros, acertando 51, com 56,66% de impactos.
…
– O cirurgião dentista da Brigada, antes de terminar o 1º período do programma de instrucção, fará nos corpos, prelecções versando sobre “Hygiene da Bocca”, de acordo com o programma de instrucção em vigor.
Fonte: A Federação, Anno XXXIII, Edição 060, de 13/03/1916, segunda-feira, pág. 5 * Mantida a grafia da época
**Nome omitido