Fale Conosco

  • Rua dos Andradas, 498 - Centro de Porto Alegre
  • (51)3288-2940
  • contato@aambm.org.br

O DIA 01 DE MARÇO DE 1916, NA HISTÓRIA DA BRIGADA MILITAR – Criação Do Curso De Ensino

CURSO DE ENSINO – 1916

O tenente-coronel Afonso Emilio Massot, comandante geral da Brigada, compreendendo a inadiável necessidade de bem instruir os comandados, habilitando-os suficientemente ao desempenho de todas as funções militares, resolveu com muito acerto e oportunidade, a criação de um curso limitado de preparatórios, para oficiais e inferiores.

Medida de louvável alcance e proveito imediato – atestado nos primeiros e subsequentes exames a que se submeteram os alunos – mereceu no seio da Força vivos aplausos, porque preenchia grande falta e satisfazia a uma velha, legitima e geral aspiração.

Eis a justificação e programa do referido curso:

“Quartel do Comando Geral da Brigada Militar em Porto Alegre, 1º de março de 1916.

ORDEM DO DIA Nº 31

Para conhecimento e devida execução publico o seguinte:

CURSO DE ENSINO

Desejando proporcionar aos oficiais e inferiores da Brigada Militar os meios de se aperfeiçoarem no conhecimento de várias matérias de instrução intelectual, sem sacrifícios pecuniários, resolvo criar um “Curso de Ensino” de dois anos, para esse fim especial, obedecendo ao programa seguinte:

MATÉRIAS DE ENSINO

Português. Francês, Matemática, Geografia, História do Brasil e Desenho Linear.

1º ANO

Português – Ensino prático da língua portuguesa, dando-se preferência a exercícios de composição e redação, e resumo oral de trechos lidos. Verbos regulares; análise gramatical; termos essenciais da proposição (sujeito e predicado.)

Francês – Verbos auxiliares e regulares; tradução e versão de palavras isoladas, frazes e temas, gradualmente mais difíceis. Conversação.

Aritmética – Operações práticas sobre números inteiros; noções de divisibilidade; frações decimais e ordinárias; sistema métrico.

Geografia – Parte física e política do Rio Grande do Sul.
Geometria – Estudo prático.

História do Rio Grande do SuI
Desenho linear.

2º ANO

Português – Elementos de sintaxe; analise lógica de trechos de prosa fácil; redação: resumo oral de trechos lidos; verbos irregulares;

Francês – Leitura e tradução dos livros “Beautés de Chateaubriand” ou “Morale Pratique de Barrau”; versão de prosa gradualmente mais difícil; noções de sintaxe; verbos irregulares. Conversação.

Aritmética – Revisão da matéria do 1º ano; extração de raízes; regras de três, de juros, de sociedade, tendo em vista a resolução de problemas de aplicação prática.

Geografia – Parte física e política do Brasil; elementos de cosmografia.

Geometria – Estudo prático.

Álgebra – Noções até equações de primeiro grau.

História do Brasil.

Desenho Linear.

ABERTURA DAS AULAS
A 3 de abril próximo serão reabertas as aulas do curso.

MATRÍCULA

Os oficiais e inferiores que desejarem frequentar as aulas do curso deverão solicitar verbalmente sua matrícula ao capitão secretário do comando geral, até 20 do corrente mês.
Afonso Emilio Massot, tenente-coronel.”

Foram nomeados os seguintes professores:

Português – Major Miguel José Pereira

Francês – Léon Back

Aritmética e Álgebra – Tenente Jaime da Costa Pereira

Geografia e História – Tenente-Coronel Antônio Joaquim Teixeira Neto

Geometria e Desenho – 1º Tenente Emilio Lúcio Esteves.

Fonte: Esboço Histórico da Brigada Militar – Major Miguel Pereira – Ed. Oficinas Gráficas da Brigada Militar, 1950, Volume I, páginas 497 e 498.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn