A Federação, no dia 20 de novembro de 1916, segunda-feira, noticiava:
Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul
CONSELHO ADMINISTRATIVO
De ordem do sr. tenente-coronel commandante geral, chamo concurrentes para fornecimento de matéria prima para a manufactura de fardamento, calçado, ferragens, arreiamento, material de construção e outros artigos destinados ás oficinas desta força, no anno de 1917, bem como gêneros alimentícios para as praças, no 1º semestre do referido anno.
As propostas serão selladas em uma só via.
Todos os artigos deverão ser entregues no deposito ou repartições da Brigada.
Os proponentes caucionarão na assistência do material a quantia de 100$000 para garantia da assinatura do contracto para o fornecimento dos artigos preferidos de suas propostas.
Só poderá concorrer no fornecimento quem se habilitar previamente em requerimento dirigido ao comandante geral, documentos com que prove negociar nos artigos em licitação e ter pago, como negociante estabelecido, o imposto da casa comercial relativo ao ultimo semestre vencido, e recibo da Assistencia do Material de haver depositado a quantia fixada neste edital.
As propostas serão apresentadas pelos proponentes ou seus representantes no dia 5 de dezembro vindouro, ás 15 horas, em envelopes fechados e mencionarão no subscripto a espécie de artigo proposto.
Outros esclarecimentos de que carecerem os interessados serão prestados, todos os dias uteis, das 9 ás 15 horas, na Assistencia do Material.
Quartel do Commando Geral, em Porto Alegre, 20 de novembro de 1916.
Leopoldo Ayres de Vasconcellos, tenente-coronel, Assistente do Material.
*Mantida a grafia da época.
Fonte: Jornal A Federação, Ano XXXIII, edição 268, de 20/11/1916, segunda-feira, página 8