MUSEU ABERTO: 9:00 às 17:30. Aberto todos os dias

R. dos Andradas, 498 - Centro

Porto Alegre/RS

1950 – Livro – Esboço Histórico da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul – Volume I

Estamos diante do primeiro livro que registra, em 611 páginas, exclusivamente a história da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Editado inicialmente nos anos de 1917 (Volume I – período de 1890 a 1907) e 1919 (Volume II – período de 1907 a 1918), pelo Major Miguel Pereira, teve esta segunda edição em 1950, (reunindo estas duas edições, organizadas como Volume I – período de 1890 a 1918, com anotações do Coronel Aldo Ladeira Ribeiro).

Nele estão registrados fatos da sociedade brasileira, em especial a sul-rio-grandense, posteriores à proclamação da República. Destaca-se, entre outros inúmeros assuntos: a criação e organização da Brigada Militar; a Revolução de 1893 – 1895; o início do movimento intelectual na Brigada Militar; a criação de Escolas Regimentais, do Curso de Preparatórios, da Linha de Tiro, da Invernada de Gravataí, da Enfermaria, do Depósito de Recrutas, do Grupo de Metralhadoras; a participação de Oficiais Instrutores do Exército Brasileiro na organização e preparação técnica da Brigada Militar; o início do Comando do Coronel Massot; a reabertura das Escolas Regimentais; o Curso de Ensino; o Curso Prático de Enfermeiros e Padioleiros da Brigada Militar.

É uma fonte histórica de grande credibilidade, na medida em que transcreve inúmeros documentos oficiais (Ordens do Dia), registros pessoais (relatórios, partes de combate, diários de campanha) e publicações de órgãos de imprensa na época dos acontecimentos.