Atual instalações da Academia de Polícia Militar

A BRIGADA, HÁ UM SÉCULO … – Tenente-Coronel Claudino Nunes Pereira assume o comando do 1º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar, em 1914.

A Federação, no dia 27 de março de 1914, sexta-feira, noticiava:

Louvor em ordem do dia

É do theor seguinte a ordem do dia com que o coronel Cypriano Ferreira, commandante geral da Brigada Militar, louvou o tenente-coronel Claudino Nunes Pereira, ao desligal-o do seu estado-maior:

“Quartel do Commando Geral da Brigada Militar em Porto Alegre, 26 do março de 1914.

Ordem do dia n.171. – Para conhecimento e devida execução, publico o seguinte:

Commando do 1° Regimento: — Louvor.—Tendo entregado ao seu substituto a repartição que se achava a seu cargo o tenente-coronel Claudino Nunes Pereira do 1º Regimento de Cavallaria, nomeado para este posto por acto do exmo. sr. presidente do Estado, de 23 do agosto do anno findo, determino que assuma hoje o respectivo commando.

Desligando do Estado-Maior da Brigada o digno official que vinha desempenhando desde 6 de janeiro do 1908, com  infatigavel atividade, as funcções de Assistente do Material, cumpro agradavel dever louvando-o pela íntelligencia, zelo e solicitude com que se conduziu no cumprimento do seus deveres, revelando competencia não vulgar e dando irrefragaveis provas de seu devotamento ao serviço.

Embora vendo-me com pezar privado do seu valioso e leal concurso na Assistência, sinto, todavia, viva satisfação com a escolha que fez o governo de sua pessoa para a elevada cathegoria de chefe de corpo, onde, certamente novos e distinctos serviços virá prestar á causa publica.

(Assignado) Cypriano da Costa Ferreira, coronel.

 

Fonte: A Federação, Anno XXXI, Edição 072, de 27/03/1914, sexta-feira, página 5. *Mantida a grafia da época

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *