Atual instalações da Academia de Polícia Militar

A BRIGADA, HÁ UM SÉCULO … – Manifestação da Apreço ao Coronel Claudino Nunes Pereira, em 1914

A Federação, no dia 26 de março de 1914, quinta-feira, noticiava:

MANIFESTAÇÃO DE APREÇO

Por ter de assumir, hoje, o comando do 1º Regimento de Cavallaria da Brigada Militar, recebeu, hontem, uma manifestação de apreço de seus camaradas officiaes que servem no estado-maior o nosso amigo Tenente-Coronel Claudino Nunes Pereira que, por muito tempo, exerceu o cargo de Assistente do Material da mesma força.

Ás 13 horas, os officiaes acima, reunidos na repartição em que veiu de servir  o Tenente-Coronel Claudino, fizeram-lhe entrega  de um fino estojo de couro para campanha, contendo objectos próprios para toillete, sendo ofertante em nome de seus companheiros o Major Armando de Moraes Silveira, que pronunciou um ligeiro discurso, cheio de phrases repassadas de saudade, gratidão e protestos de solidariedade.

Respondendo, o Tenente-Coronel Claudino disse que a vontade de trabalhar e de acertar e o trato amigo que se honra de ter mantido sempre com seus camaradas, não soffrerão a mínima solução de continuidade, pois em o novo posto de responsabilidade em que se acha colocado, saberá corresponder á confiança do governo, de seus amigos e camaradas, tudo envidando pelo engrandecimento da Brigada Militar e, portanto, do Estado.

Com saudade, pois, despede-se também de seus camaradas, agradecendo-lhes a oferta valiosa e pondo-se á sua disposição como amigo e companheiro d’arma.

O Tenente-Coronel Claudino, em seguida, percorreu todas as dependências da repartição da Assistência do Material, despedindo-se de seus auxiliares.

Fonte: A Federação, Anno XXXI, Edição 071, de 26/03/1914, quinta-feira, página 6. *Mantida a grafia da época.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *