A BRIGADA, HÁ UM SÉCULO … – Novo Plano de Uniformes – I

A Federação, no dia 17 de outubro de 1916, terça-feira, noticiava:

BRIGADA MILITAR

NOVO PLANO DE UNIFORMES

O commandante geral da Brigada Militar, tenente-coronel Affonso Emilio Massot; fez baixar hoje, a seguinte ordem do dia, modificando os typos de uniformes da Brigada Militar:

Ordem do dia n. 104 — Para conhecimento e devida execução publico o seguinte:

PLANO DE UNIFORMES – Considerando que a Brigada Militar usa vários, typos de uniformes para officiaes e praças que não se harmonisam nas côres; que a despeza com esses uniformes vae além do necessário para que a força ande bem fardada; que a adopção de uma unica côr e tactica para os uniformes de todas as armas tanto para o tempo de paz como para o de guerra é ideia vencedora entre os exercitos europeus em lucta e já posta em pratica como resultado da experiencia; considerando mais que a côr mescla satisfaz plenamente sendo tactica por excellencia, como
está verificado na nossa força, em exercicios de campanha, propoz este commando ao exmo. sr. general vice-presidente do Estado, em exercício, fosse essa côr adoptada para os uniformes dos officiaes e praças e alterado o plano actual reduzindo-o de muitas peças, tornando-o mais simples, ao mesmo tempo que mais economico.

A Secretaria de Estado dos Negócios do Interior e Exterior, por officio n. 1128 de 6 do corrente, communicou ter sido adoptado o plano de uniformes proposto, que publico para os devidos fins, devendo entrar em vigor no próximo anno de 1917.

PARA OFFICIAES

1º – Gorro redondo, tunica de panno mescla com platinas de metal amarello, calça de panno mescla, espada com bainha de metal branco, fiador de couro preto envernizado, com guias de couro preto envernizado, luvas marron e cothurnos de couro preto.

2º – Tunica de panno ou flanella mescla com platinas postiças da mesma fazenda, calça de panno ou flanella mescla, e as demais peças como no 1º uniforme.

3º – Tunica de brim mescla; as demais peças como 1º uniforme.

ESPECIFICAÇÕES
Gorro
– Modelo considerado universal, confeccionado em panno mescla com uma cinta garance de 0m,05, pala côncava ou curva de sola envernizada, typo búlgaro, com 0m,05, na maior largura, jugular, de sóla envernizada presa por botões dourados pequenos; distinctivos do posto em soutache dourado colocados sobre a cinta, a partir de cima para baixo ; o emblema das armas de 35 na frente ao centro, disposto de maneira a ficar metade occupando a cinta e a outra metade acima desta ; abaixo do emblema e ao centro da cinta o numero ou distinctivo da unidade.

Tunica –  Fechada na frente por oito botões dourados, grandes, com duas portinholas de 0,m 11 de comprimento, com tres bicos, abotoadas por um botão dourado, pequeno e collocadas sobre bolços no peito, uma á direita e outra á esquerda, na altura da terceira casa; gola de panno garance avivada de cadarço preto com trapesios de panno ou flanella mescla de 0,m07 dr comprimento e sobre estes o distinctivo da arma; nas mangas um vivo garance; contornando os punhos, e uma carcella de 0,m 10 de altura, com tres bicos de 0,m 02 de largura e tres botões dourados pequenos; ao lado uma abertura de 0,m 20 para a espada pelo systema em uso. Somente as do 1º uniforme terá nos punhos o distinctivo do posto, em galões dourados; a do 3º uniforme será abotoada por botões encobertos, não terá vivos nem carcella, sendo a golla do mesmo brim mescla, terá quatro bolsos de chapa por fora levando os dois de cima a portinhola de bicos, fechada por um botão dourado.

Calça – Com uma lista de panno no garance, de 0,m 025.

Platinas – De metal amarelo do modello em uso, com um vivo garance para o 1º uniforme; para o 2º e 3º, de panno ou flanela mescla, sobro uma chapa com 0,m 12 de comprimento, tendo na ponta junto á gola um pequeno botão dourado; ao centro as armas de 35 e em seguida as divisas do posto em soutache dourado collocadas em forma de angulos.

Cothurnos – Cano mole de 0,m 30 de altura, de couro preto para todos os uniformes. (Continua).

PARA PRAÇAS

1º – Gorro redondo, túnica e calça de panno de flanella mescla, cothurnos.

2º – Gorro redondo, tunica de brim mescla, calça de panno ou flanclla mescla e cothurnos.

ESPECIFICAÇÕES

Gorro – Modelo egual ao dos officiaes, emn panno mescla, com a cinta garance e a pala preta envernizada ambas das mesmas dimensões da dos officiaes; o emblema das armas de 35 e o numero ou o distinctivo da unidade colocados semelhantemente aos daquelles; jugular de couro preto envernizado presa aos lados por botões pequenos, amarellos.

Tunica – Do 1º uniforme será do modelo egual a dos officiaes, sem bolsos e com as platinas da mesma fazenda, avivadas de panno garance; dois passadores do mesmo panno ou flanella, reforçados de couro, interiormente, para susterem o cinturão na altura da cintura e presos cada um na parto superior por um pequeno botão amarello; no trapesio da gola o distinctivo da arma; a do 2º uniforme terá os botões encobertos e a gola, da mesma fazenda, sem vivos, nem carcellas; os botões dos passadores serão pretos; o mais, como na do 1º uniforme.

Calça – De panno ou flanela mescla, systema culotte com uma listra de panno garance do 0m,25.

Cothurnos – O mesmo typo adoptado para os officiaes.

Capote – Será de panno alvadio, para officiaes e praças e para todas as armas; fechado na frente por cinco botões amarellos, gola deitada, capuz, presilhas na cintura e uma abertura atraz, até a cintura.
O de official terá dois bolsos verticaes, sendo o do lado esquerdo aberto para a espada; o çapuz preso por cinco botões pretos pequenos com as armas de 35; as presilhas abotoadas por dois botões dourados, grandes; a abertura com quatro botões encobertos; nos punhos os distinctivos do posto em “poly-soutache” dourado, pregados na folha de cima, em forma de angulo, tendo ao centro 0m,12 e nas extremidades 0m,09. O de praça terá o capuz preso na gola, as presilhas com dois botões amarellos, a abertura com tres botões encobertos; dois passadores do mesmo panno reforçados de couro para susterem o cinturão na cintura; sorá forrada de flanella azul até a cintura e levará um bolso por dentro; distictivos do posto como em uso, collocados conforme está determinado. Tudo de accordo com o modelo archivado.

Dragonas – Typo em, com vivo garance.

Botões – Com as armas de 35, dourados para os officiaes e de latão para as praças.

Distinctivos – Os da arma e unidade serão os mesmos em uso presentemente. Os officiaes dos Serviços auxiliares usarão os mesmos distinctivos do Estado-Maior.

Os officiaes e praças da Escolta Presidencial usarão as lanças cruzadas com bandeirolas no trapesio da gola e no gorro, abaixo do emblema.

Os sargentos instructores usarão o distinctivo de infantaria e os cabos ordenanças dos serviços auxiliares os da cavallaria.

Os distinctivos serão:

Em metal branco para os officiaes e em metal amarelo para as praças.

Divisas – De panno garance sobre um fundo de panno mescla com a fórma e dimensões já estabelecidas; os sargentos ajudantes e quartéis mestres usarão o globo do typo adoptado.

Emblema – Com as armas de 35, do tamanho em uso no kepi das praças, sendo de metal branco para
os offíciaes e de metal amarelo para as praças.

OBSERVAÇÕES:

Os officiaes, quando montados, usarão esporas de metal branco, do typo adoptado.

As dragonas só serão usadas em logar das platinas em dias de festa nacional ou estadual e em actos militares, quando for determinado, em actos civis, nos que por sua solennidade as exijam, devendo ser, nestes casos, dourado o fiador da espada.

As luvas de cor marron são as normaes para os officiaes em todos os uniformes; usal-as-ão porém, de cor branca, quando estiverem de dragonas e, de fio de escocia, também brancas, nas guardas de honra. As praças usarão luvas de algodão, brancas, nas guardas de honra e nas paradas, quando fôr determinado.

O cothurno será de verniz, para o official quando de dragonas e em todos os actos solennes que compareçam em 1º uniforme, sendo facultativo nos demais casos com este uniforme.

É facultativo aos officiaes quando não estiverem em serviço e fora dos quartéis o uso da botina.

É mantido o cordão dourado para o ajudante de ordens do Presidente do Estado, assistentes, secretario e ajudante de ordens do commando geral, ficando suprimido o cordão kaki.

Supprimem-se o caki de panno, as perneiras e polainas para officiaes e praças, as dragonas e platinas de metal para sargentos ajudantes e quartéis mestres.

Os sargentos ajudantes e quartéis mestres usarão os uniformes confeccionados de modo egual aos dos officiafs substituindo-se apenas os distinctivos do posto.

Os inferiores poderão usar em passeio e actos civis o 1º uniforme com botinas, botões dourados eguais aos dos officiaes confeccionadas a tunica e calça como as destes para o uniforme 2º.

(Assignado) Affonso Emilio Massot, tenente-coronel.

*Mantida a grafia da época.

Fonte: Jornal A Federação, Ano XXXIII, edições 241, de 17/10/1916, terça-feira, pág. 5 e 242, de 18/10/1916, quarta-feira, pág. 2

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *