A BRIGADA, HÁ UM SÉCULO … – Novo Plano de Uniformes – II

A Federação, no dia 01 de novembro de 1916, quarta-feira, noticiava:

Uniformes da Brigada Militar – A convite do sr. Francisco Soares, alfaiate da Brigada Militar, fomos hontem, apreciar alguns uniformes do novo plano, mandados ultimamente a adoptar nessa corporação.
Ali vimos, entre outras, uma bellissima túnica de panno mescla que sobre ser de feitio simples e elegante, tem a grande vantagem de custar a metade do preço das que ainda estão sendo uzadas.
Numa mesma tunica póde-se conseguir dois números de uniformes, bastando apenas substituir as platinas de panno pelas de metal e accrescentar os galões.

A calça que é do mesmo panno da tunica, tendo uma listra garance em cada perna, é unica para todos os números de uniformes e fica de grande effeito, uzada com a túnica de brim mescla.

O gorro, da mesma cor que a túnica e a calça, com listra garance e galão dourado, tendo á frente as armas de trinta e cinco, semelhante ao que está sendo uzado no Exercito, custa menos da metade do preço dos actuaes e são confeccionados com muito esmero.

Para avaliar-se da vantagem da adopção desse plano de uniformes, basta que se saiba, que só em janeiro do anno vindouro, por occasião de serem pagos os novos uniformes faz a Brigada Militar a economia de oitenta e poucos contos para os cofres do Estado.

*Mantida a grafia da época.

Fonte: Jornal A Federação, Ano XXXIII, edição 254, de 01/10/1916, quarta-feira, página 4

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *